"A partir de hoje a Ponta do Sol conta com três desfibrilhadores automáticos”
A Câmara Municipal da Ponta do Sol apresentou esta sexta-feira, 04 de dezembro, pelas 15h00, o novo equipamento de desfibrilhação automática externa (DAE), na Avenida 1.º de Maio, na vila da Ponta do Sol.
A autarquia distribuiu e instalou três desfibrilhadores pelo município, de modo a dotar estes espaços deste tipo de equipamento, que permite prestar assistência a eventuais vítimas de paragem cardiorrespiratória.
Os aparelhos foram colocados:
- Avenida 1.º de Maio, na vila da Ponta do Sol;
- junto à Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol;
- Campo Municipal da Ponta do Sol, na freguesia dos Canhas.
O vice-presidente, Sidónio Pestana, referiu na ocasião que “a partir de hoje a Ponta do Sol conta com três desfibrilhadores automáticos, equipamentos de emergência, que era uma velha aspiração deste concelho”. Hoje com este executivo camarário isso foi tornado realidade”, acrescentou.
Para o efeito, a autarquia realizou uma ação de formação, assegurada por técnicos especializados, sobre a correta utilização dos aparelhos, dotando, assim, os cidadãos de competências para a realização de manobras de suporte básico de vida através da utilização do desfibrilhador automático externo, numa vítima de paragem cardiorrespiratória.
Sendo a paragem cardiorrespiratória uma das principais causas de morte no nosso País, a Câmara Municipal da Ponta do Sol considera que este investimento era imprescindível e necessário em benefício da saúde pública.

